sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Novembro Azul: Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde em Marabá


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sespa) realizou a abertura do Novembro Azul, nesta quinta-feira (7), no auditório do Cine Marrocos. A ação contou com a presença dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que receberam uma capacitação sobre a Política Nacional de Atenção Integrada da Saúde do Homem, ministrada pelo Enfermeiro Diego Cutrim, da coordenação da saúde do homem da Sespa.
O tema do encontro foi “Homem que se cuida é Homem de atitude”. A coordenadora municipal do Programa Saúde do Homem, Helane Moreira Oliveira, ressaltou que a ação priorizou os ACS por serem os profissionais que têm contato direto com a população e podem tirar dúvidas e desmitificar os exames. “Hoje temos 317 ACS em todo município. Estamos aqui hoje fazendo a capacitação, explicando quais diretrizes precisamos atender, o que preconiza e colocar isso a disposição da população. Para que possamos contemplar tanto zona urbana como a zona rural”, explica.
Diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB) da SMS, Monica Borchart
Durante todo o mês acontecerão ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por toda cidade. “De segunda a sexta estaremos em cada unidade, durante o dia D, dando palestras, consultas e encaminhamentos para fazer o exame de PSA. Se tiver dentro dos parâmetros que é a partir de 45 anos e disposição genética ou então estar obeso ou ser negro. A partir do 50 anos já se torna obrigatório fazer todos esses exames inclusive PSA e exame do toque”. Nesses dias também será oferecida exame de glicemia e aferição de PA para os participantes.
O Novembro Azul também é o mês de prevenção e controle das hepatites virais, Sífilis, HIV/AIDS e na vigilância de outras infecções sexualmente transmissíveis (TST) A diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB) da SMS, Monica Borchart, comenta que ainda é o homem ainda não costumar ter o mesmo cuidado com a saúde que as mulheres”. O homem ainda precisa que a mulher o estimule a se cuidar. A capacitação é pra que nossos ACS levem o essa consciência a população masculina. Até porque tanto o câncer tanto de próstata quanto o de pênis vem aumentando. Por isso é necessário a prevenção”, completa.
Monica explica que os homens devem procurar as UBS, que fará a triagem, verificará a necessidade de um exame mais especializado e então direcionará o paciente para o urologista aonde ele fará o exame especializado. “A UBS é sempre a porta de entrada e diagnostico”, comenta.

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio
Fonte: www.marabapa.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário