quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Canaã dos Carajás realiza maior Feira de Negócios da região


O município de Canaã dos Carajás, na região Sudeste do Pará, abre nesta quarta-feira, 2, a IV Feira de Negócios e IV Festival de Cultura Gastronômica (FENECAM) com previsão de gerar R$ 4 milhões em negócios diversos da indústria, gastronomia e prestação de serviços, além do segmento apiário. Mais de 100 mil pessoas estão sendo aguardadas para visitar o local, que foi montado num espaço de 14 mil metros no centro de cidade.
Na agenda de shows, os moradores vão curtir a dupla sertaneja Bruno e Marrone, na primeira noite do calendário festivo. No Festival gastronômica, mais de 20 estandes foram montadas para degustação do melhor da culinária de Canaã, que busca uma identidade que possa simbolizar a cidade, que é tradicionalmente conhecida pelo perfil da indústria minerária. Juntamente com a programação de shows, haverá entregas de obras e serviços com a presença do governador Helder Barbalho.
A FENECOM é um evento tradicional na cidade. Segundo o prefeito Jeová Andrade não há mais voos disponíveis para Canaã e os hotéis estão com 80% das reservas fechadas. “Estamos muito felizes com o resultado de até agora, faltando apenas um dia para o evento, não temos mais voos disponíveis e a cidade está bem movimentada em torno do evento”, disse o gestor, que destacou ainda como ponto alto da programação a celebração do “Pacto por Canaã dos Carajás” que é uma agenda de compromissos sociais, de educação, de inovação tecnológica, mas sobretudo, de amor pela cidade. “Queremos enaltecer o sentimento de pertencismo, de amor a Canaã com metas de transformar a cidade numa referência de qualidade de vida da população até 2035”, completou o prefeito Jeová.
A IV Fenecan é uma idealização da Prefeitura Municipal de Canaã, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e uma rede de parceiros com destaques para a mineradora Vale e a Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Canaã (Aciaca), uma instituição que é anterior à emancipação política da cidade. Segundo o secretário municipal de Economia, Jurandir Santos, o evento é todo pensado para alavancar a economia da região nos blocos de empresas de prestação de serviços, maquinário, indústria, tecnologia, informação e gastronomia. A expectativa é que esse mercado global possa gerar R$ 4 milhões em negócio, valor superior a 20% em relação ao ano passado. “Temos indicativos de que a Feira melhora o perfil sócio-econômico dos participantes”, disse.
Durante a Feira também será mostrado o potencial do mercado apiário da região. De acordo com Léo Ferreira, secretário municipal de Agricultura e Produção Rural, Canaã possui mais de vinte associações de produtores de mel e a estimativa é para aumento de crescimento a partir da injeção de recursos e uso de novas tecnologias. O secretário conta que no passado, antes da descoberta do filão minerário, a região foi grande produtora de mel e agora quer retomar ao primeiro lugar do ranking brasileiro. A Fenecan faz parte também das comemorações pelos 25 anos de emancipação política de Canaã dos Carajás.
Agenda - A programação da FENECAN abre nesta quarta-feira, 2, pela manhã, com inauguração das obras de asfaltamento no bairro Novo, abertura do Fórum do Desenvolvimento Regional, concurso de gastronomia (Bora pra Cozinha), lançamento do Pacto por Canaã. A noite, a dupla Bruno e Marrone, abre a programação de shows. O I seminário do Serviço Mineral e a Feira da Ciência e Tecnologia vão marcar o segundo dia do evento. Mais informações sobre a programação estão no site www.canaadoscarajas.com.br

DOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário