segunda-feira, 13 de maio de 2019

Rapidinhas do esporte no brasil e do mundo

O mundo do esporte em rapidas palavras!

Bom senso tardio

Desde que a TV Globo lançou o Craque do Jogo, uma forma de aumentar a interação durante as transmissões, o público deixou bem claro de que forma encararia a novidade. Começou com Kúdela, jogador tcheco marotamente escolhido pela audiência como o melhor no amistoso contra a Seleção Brasileira. Para delírio de Galvão Bueno. Sob o mote "a piada nunca acaba", o amigo internauta já havia eleito Márcio Araújo na mesma toada. Ontem, porém, a votação ultrapassou o limite do bom senso. Sidão, goleiro do Vasco, errou tudo o que tentou na derrota para o Santos. Foi dos pés dele, numa saída de bola, que a vitória do Peixe começou a ser desenhada. E não deu outra: com 90% dos votos, o goleiro que estreava com a camisa cruz-maltina venceu a eleição revestida de guerrilha virtual. Entre audiência e os acordos comerciais, a Globo não soube contornar a piada que deveria ser restrita às redes sociais. Decidiu escalar uma repórter que, visivelmente constrangida, entregou o troféu ao jogador. E acabou humilhando Sidão ao vivo para todo Brasil. A situação foi tão grotesca que até mesmo Casagrande e Roger Flores, que participaram da transmissão, criticaram a premiação posteriormente. Diante da repercussão negativa, a Globo anunciou mudança no formato da votação (comentaristas também vão participar) e pediu desculpas a Sidão. Correto, mas tardio.

Leia também
Público 'trolla' e põe Sidão como craque; personalidades defendem goleiro

Um novo patamar

Por Marcelo Laguna - Quem acordou cedo ontem e assistiu ao último dia de provas do Mundial de revezamentos de atletismo, em Yokohama, foi brindado com uma atuação histórica do Brasil no 4 x 100 m. A vitória espetacular do quarteto brasileiro, com a melhor marca do ano (38s05), superando as equipes completas de EUA e Grã-Bretanha, foi mais do que uma conquista inédita. O título mundial mudou definitivamente o patamar do revezamento do Brasil para a Olimpíada de Tóquio-2020. O título no Japão resgatou também uma tradição que parecia perdida. Desde Pequim-2008, quando levou o bronze (herdado após o doping da Jamaica), o Brasil não tinha um quarteto tão promissor neste 4 x 100. Os quatro que disputaram a final – Rodrigo Nascimento, Jorge Vides, Derick de Souza e Paulo André Oliveira – já correram abaixo de 10s15. Paulo André tem como melhor marca pessoal 10s02. Está muito perto de se tornar o primeiro brasileiro a correr abaixo dos 10s, superando a marca de mais de 30 anos de Robson Caetano. Leia o texto na íntegra no blog Laguna Olímpico.

Massa é grande

Depois da morte de Senna, apenas uma vez um piloto brasileiro teve a chance real de ser campeão na Fórmula 1. Felipe Massa perdeu o título de 2008 de uma forma que não precisa ser recontada, na última curva da última corrida. No sábado (11), este mesmo Felipe Massa conquistou o seu primeiro pódio na Fórmula E, a categoria de carros elétricos que cresce de forma consistente. É o ano de estreia do brasileiro, que deixou a F-1 no fim de 2017 depois de uma carreira de 269 GPs, 11 vitórias, 16 poles e 41 pódios. Sua trajetória na F-E é promissora. Ainda está se adaptando ao carro, muito diferente de tudo o que já guiou, e ainda tem alguns anos de pista pela frente - completou 38 anos em abril. Massa merece ter sua trajetória no automobilismo analisada com mais carinho. Assim como Rubens Barrichello, paga o preço de ter vindo depois de uma sequência de quase 20 anos de conquistas seguidas de Emerson, Piquet e Senna. Nada além de títulos passou a ser considerado como relevante no Brasil. Mas o que fez e faz Massa no automobilismo precisa ser reconhecido. É talvez o melhor piloto da era pós-1994. Se o caminho na F-E for bem-sucedido, como tem chance de ser, será obrigatório que se aplauda o piloto que Felipe é.

Leia também
Hamilton  vence na Espanha, e Mercedes faz quinta dobradinha seguida
Fortaleza 0 x 1 São Paulo. Em uma noite em que as torcidas dos dois times fizeram homenagens ao ex-goleiro Rogério Ceni, o treinador saiu de campo derrotado. Hernanes marcou o gol da vitória do São Paulo, que segue invicto com 10 pontos e ocupa o terceiro lugar, atrás de Palmeiras e Santos. O time cearense é apenas 16° colocado, com 3 pontos.

Athletico 1 x 0 Bahia. O Furacão segue sua saga de só vencer em casa. Depois de fazer 1 ponto em duas partidas fora, o Athletico voltou à Arena e saiu de campo com três pontos, o que o levou para o sexto lugar. O Bahia, um ponto atrás dos paranaenses, está em oitavo.

Leia mais: Athletico é notificado pela Conmebol por doping de dois atletas

Avaí 0 x 0 CSA. Um resultado ruim para dois times que brigam apenas para permanecer na Série A. Melhor para os alagoanos, que levaram um ponto fora de casa e completaram três jogos sem perder (e sem ganhar, também). O time é 17°, com 3 pontos, enquanto o Avaí é penúltimo colocado, com 2.

Internacional 3 x 1 Cruzeiro. Dona de defesa sólida, a Raposa sofreu sua segunda derrota seguida - havia perdido a invencibilidade na Libertadores no meio de semana. O time mineiro tem 6 pontos, igual ao Colorado, que leva a melhor no saldo. Nonato, Guerrero e Moledo marcaram os gols da vitória.
Atlético 0 x 2 Palmeiras. O Campeonato Brasileiro tem um novo líder. Com dois gols de Bruno Henrique e atuação impecável dos zagueiros Gustavo Gómez e Luan, o Verdão derrubou o até então invicto Galo e assumiu o primeiro lugar da competição, com 10 pontos e ainda sem sofrer derrota.

Leia mais: Procon notifica operadoras por Galo x Verdão sem transmissão

Santos 3 x 0 Vasco. No última partida antes da estreia do técnico Vanderlei Luxemburgo, o Cruz-Maltino sofreu sua terceira derrota e segue na última posição, com 1 ponto. O Peixe, invicto, tem os mesmos 10 pontos do líder, Palmeiras, mas com saldo pior. Diego Pituca, Rodrygo e Soteldo marcaram.

Flamengo 2 x 1 Chapecoense. Mesmo com um pênalti perdido por Diego - e o técnico Abel Braga admitiu que o time jogou mal - o Rubro-Negro derrotou a Chape em casa e se manteve próximo dos líderes. O Fla tem 7 pontos, três a menos que o Palmeiras. A equipe catarinense segue com 4 pontos.

Jogos de sábado:
Inglaterra. Em disputa surreal com o Liverpool, o Manchester City conquistou ontem seu sétimo título inglês, o segundo consecutivo, ao derrotar o Brighton de virada por 4 a 1. O time comandado por Pep Guardiola terminou a Premier League apenas um ponto à frente dos Reds. Chelsea, terceiro, e Tottenham, quarto, também garantiram vaga na Liga dos Campeões, enquanto o Arsenal (quinto) vai à fase de grupos da Liga Europa e o Manchester United (sexto) apenas disputará a fase premilinar do torneio.

Alemanha. Um inesperado tropeço do Bayern de Munique deixou a decisão do título para a última rodada. O Borussia Dortmund venceu o Fortuna Düsseldorf por 3 a 2 e está a dois pontos do rival, que ficou no 0 a 0 com o RB Leipzig. Na última rodada, o Bayern recebe o Eintracht Frankfurt, enquanto o Dortmund visita o Borussia Monchengladbach.

Itália. Sensação desta reta final, a Atalanta está a duas partidas de garantir vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões. O time de Bérgamo venceu o Genoa por 2 a 1 e subiu para o terceiro lugar (pode ser ultrapassado hoje pela Internazionale, que pega o Chievo. Ainda assim, tem três pontos de vantagem para o Milan, quinto. A Juventus, já campeã, perdeu para a Roma por 1 a 0.

Espanha. Uma boa notícia para o Real Madrid: sua horrível temporada está chegando ao fim. Na penúltima rodada, o time comandado por Zidane perdeu para a Real Sociedad por 3 a 1. Em terceiro lugar, o Real está 18 pontos atrás do Barcelona, campeão, e sete atrás do Atlético de Madrid, vice.

França. Se foi seu jogo de despedida do PSG, Neymar fez bonito. O brasileiro fez gol, deu assistência e ainda um chapéu sensacional na vitória contra o Angers por 2 a 1. A partir de segunda-feira, o atacante cumprirá três jogos de suspensão pela agressão a um torcedor, e restam apenas mais duas rodadas.

Leia mais: Com golaço, time da Nova Caledônia garante vaga no Mundial

Série B. Depois de três rodadas, o Botafogo-SP é a única equipe com 100% de aproveitamento. Líder com 9 pontos, o time de Ribeirão Preto está à frente de um grupo de quatro equipes que têm sete: Bragrantino, Cuiabá e Londrina. Guarani (1 ponto) e Vitória (3) se enfrentam às 20h de hoje, em Campinas.

Brasileiro feminino. No confronto entre invictos, o Santos venceu o Flamengo por 2 a 1 e disparou na liderança. As Sereias da Vila têm 24 pontos em oito rodadas, três a mais que o Corinthians, novo vice-líder. O Rubro-Negro caiu para a terceira posição, com 19, seguido do Internacional, com 18. 

97


Vice-campeão, o Liverpool tornou-se o time que mais pontos somou na história da Premier League sem conseguir o título ao fim da temporada. Com 97, os Reds perderam apenas um jogo, para o Manchester City.

"Quando seu oponente é o City, fica difícil" 


Jürgen Klopp, técnico do Liverpool, sobre ter ficado na segunda colocação na Premier League mesmo fazendo 97 pontos.

NBA. Saíram ontem os últimos finalistas de conferência. No Oeste, o Portland Trail Blazers venceu o Denver Nuggets por 100 a 96 e enfrentará o favorito Golden State Warriors. Pelo Leste, o Milwaukee Bucks, já classificado, terá pela frente o Toronto Raptors, que venceu o Philadelphia 76ers por 92 a 90.

Basquete. Com o Franca já classificado para a final do NBB, Flamengo e Botafogo voltam a se enfrentar amanhã, no quarto jogo da série, que tem liderança rubro-negra por 2 a 1. No sábado, o Alvinegro venceu por 81 a 77 depois de 17 derrotas seguidas para o Flamengo, que depende de uma vitória.

Vôlei. O Taubaté, dirigido por Renan Dal Zotto, técnico da Seleção Brasileira, conquistou pela primeira vez o título da Superliga masculina. A partida final da série melhor de cinco contra o Sesi terminou com placar de 3 sets a 1. Até então, o melhor resultado do Taubaté havia sido o vice-campeonato em 2017.

UFC. Jéssica Bate-Estaca foi o grande destaque do UFC 237, em uma noite difícil para os brasileiros no Rio de Janeiro. Jessica conquistou o cinturão das palhas ao vencer Rose Namajunas, mas, antes dela, Anderson Silva, José Aldo, Thiago Pitbull e Bethe Correia saíram derrotados do octógono.

Fonte: LanceNet

Nenhum comentário:

Postar um comentário