quarta-feira, 21 de agosto de 2019

SECRETÁRIO DE TRANSPORTES DO ESTADO RECEBE VEREADORES DE MARABÁ PARA TRATAR DA ESTRADA DO RIO PRETO



Resultado de imagem para estrada do rio preto marabá

Vereadores da Câmara Municipal de Marabá estiveram ontem, terça-feira (20) em Belém, junto com representantes da empresa Buritirama, em uma reunião com o Secretário de Estado de Transportes, Engenheiro Pádua Andrade. A comitiva, formada pelos vereadores Tiago Koch (MDB), Mariozan Quintão (Cidadania) e Alécio Stringari (PSB) reforçaram as reivindicações dos moradores das vilas que fazem parte da Estrada do Rio Preto, que pedem a pavimentação da via.

Na manhã desta segunda-feira (19), moradores interditaram à altura da Vila Santa Fé, o trânsito da estrada do Rio Preto, reivindicando o asfaltamento de uma extensão de 226 km, saindo de Marabá até a divisa do município de São Félix do Xingu. Eles deixaram o bloqueio ainda cedo na manhã desta terça. A manifestação, pacífica, é um protesto contra as péssimas condições da via, a cada dia mais intrafegável o onde já aconteceram vários acidentes.

O assunto se tornou conhecido ao poder executivo por meio do vereador Thiago Koch e Alécio Alengreti no mês de fevereiro que levaram o problema para a empresa Mineração Buritirama que faz o transporte de minério naquela região e utilizada também a Estrada do Rio Preto com seus pesados caminhões.

“São mais de 500 carretas de minérios que transitam pela estrada todos os dias e que tem interesse na conservação da estrada e com certeza pode ser um parceiro para isso”, declarou o vereador Thiago Koch.

O vereador Koch levou o assunto à Secretaria Estadual de Transportes, Setran, aonde o secretário Antônio Pádua recebeu uma comissão em uma audiência preliminar que convocou para uma segunda audiência, onde a Buritirama foi convidada a fazer uma parceria. “A empresa se manifestou de forma favorável e encaminhou a seguinte pauta: pediu que uma terceirizada fizesse o levantamento do traçado e o custo aproximado do que seria essa obra”, informou. A pauta também já foi apresentada ao governador Helder Barbalho que autorizou a licitação para contratação da empresa fazer um estudo prévio.

A estrada tem quase 600 quilômetros de extensão, mas a pauta de pavimentação é de 200. “E essa empresa que vai fazer esse estudo de viabilidade e o custo para a obra vai ser contratada até agosto, sendo feita uma licitação pela Setran para que essa empresa faça um anteprojeto”, acrescentou o vereador Thiago Koch.

Segundo o líder da pasta de obras e vias públicas de Marabá, Fábio Moreira, há um projeto em andamento pela prefeitura onde ela entraria com a terraplenagem e o município entraria com a pavimentação. “O município está entrando com a fiscalização do peso desses caminhões porque mesmo com a pavimentação com a carga que constantemente passa por ali pode haver problemas futuros e isso precisa ser visto desde já”, descreveu.



(VIA RBA Com informações do repórter Edinaldo Sousa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário