quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Imprensa Oficial do Estado reúne produtores literários para divulgar edital Dalcídio Jurandir

Imagem relacionada



Com o objetivo de divulgar e dar detalhes sobre o edital "Prêmio Literário Dalcídio Jurandir 2019", a Imprensa Oficial do Estado promove nesta quinta-feira (26), às 19h, uma reunião com o movimento literário de Marabá e da região sudeste, na sala Espaço Imaginário Infantil, no Carajás Centro de Convenções.
A reunião faz parte da programação da Ioepa e, de acordo com o responsável pela elaboração do edital, Moisés Alves, da Editora Pública, contará com a presença da Associação dos Escritores do Sul e do Sudeste do Pará, da Academia de Letras de Marabá, da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Marabá (CMM), do presidente da CMM, vereador Gilson Reis, além de escritores, contadores de histórias e do público interessado em conhecer o edital.
O "Prêmio Literário Dalcídio Jurandir 2019" vai reconhecer obras inéditas em prosa e poesia, de escritores de todas as regiões do Estado e é o primeiro da linha de editais públicos de publicações que o governo do Estado, por meio da Imprensa Oficial, está lançando. A ideia vem a partir da instituição do decreto do governador Helder Barbalho sobre a Política de Edições e Publicações, assinado na abertura da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, no último dia 24 agosto.
O prêmio busca incentivar a publicação de obras de escritores de todas as regiões de Integração do Estado: Araguaia, Baixo Amazonas, Carajás, Guajará, Guamá, Lago de Tucuruí, Marajó, Rio Caeté, Rio Capim, Tapajós, Tocantins e Xingu. O edital está disponível no site da Imprensa Oficial e vai premiar até 13 obras literárias nesta edição, sendo 12 em prosa de cada uma das regiões de Integração e uma publicação com a coletânea de obras premiadas na categoria poesia, para todo o Pará. Os títulos serão lançados na 24ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em 2020. A editora da Imprensa Oficial do Estado ficará responsável pela edição e impressão do material.
Moisés Alves informou que a Ioepa procurou, neste ano, estabelecer uma política de publicações de livros, revistas, jornais, e-books e cartilhas. "A gente inaugura um tempo de valorização da literatura paraense. Estamos muito felizes porque passamos a atender a um pedido que ouvimos muito dos escritores e produtores culturais nos municípios que visitamos de que tudo é muito centrado na capital; ‘nós somos invisíveis, mudem isso'. E isso começa a mudar a partir deste edital", ressaltou.
Participação – As inscrições ao prêmio ocorrem no período de 4 de novembro a 13 de dezembro de 2019, com preenchimento de formulário próprio e envio da obra literária em formato PDF, com tamanho de até 100 MB. Os candidatos devem ser maiores de 16 anos e têm direito à inscrição de um título por pessoa. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet no site da Ioepa. Não serão aceitas obras que não sejam inéditas ou que tenham recebido patrocínio de qualquer outra instituição pública ou privada.
A seleção será feita por meio de uma comissão composta por 12 membros, constituídas por profissionais de reconhecida atuação na área artística e literária. Entre os critérios de julgamentos serão avaliados a qualidade técnico-literária, criatividade e originalidade, e o conteúdo expressivo e simbólico.
A premiação das obras em prosa consiste na publicação em formato de livro tradicional em língua portuguesa, com tiragem de 600 exemplares para cada título. As obras em poesia selecionadas terão a publicação em coletânea única, em formato de livro tradicional em língua portuguesa.
Serviço:
As informações completas sobre a premiação estão disponíveis no site da Imprensa Oficial. As inscrições estarão abertas de 4 de novembro até 13 de dezembro de 2019.


Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário