quarta-feira, 8 de maio de 2019

Marabá: Pessoas em situação de rua são encaminhadas para Espaço de Acolhimento Provisório

A Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) disponibiliza diariamente uma equipe de abordagem para atender as pessoas em situação de rua. Segundo Nadjalucia Lima, secretária de Assistência Social, ao serem encontradas, elas são levadas para o Espaço de Acolhimento Provisório para Pessoa Adulta em Situação de Rua (Centro POP), localizado na Folha 29 Quadra 16 Lote 01, na Nova Marabá. Depois de serem entrevistadas, elas são encaminhadas para diversos serviços como saúde e cidadania (documentação), segundo a necessidade de cada pessoa. Também é verificado se têm família em Marabá ou em outro município e buscada a reinserção nos locais de origem, considerando que o abrigo é provisório.







Essa equipe de abordagem está sediada no Centro Especializado em Assistência Social (CREAS). Liderada por uma assistente social, esse grupo sai às ruas nas manhãs de segunda-feira, com foco no trabalho infantil; de terça a quinta-feira, à tarde, abordagem em geral; e, na sexta-feira à noite (dias variados), mais direcionada à exploração sexual.
Regilene Silva, coordenadora do CREAS, afirma que de janeiro a março deste ano foram abordadas 39 pessoas em situação de vulnerabilidade na rua, entre as quais crianças e adolescentes em condição de trabalho infantil.
O abrigo tem capacidade de acolher até sete pessoas, cinco homens e duas mulheres. Conforme a coordenadora do Centro POP, Maria Goreth Rodrigues, de janeiro a abril 50 pessoas passaram pelo local. Agora apenas quatro estão no espaço e serão liberadas à medida em que as necessidades identificadas forem solucionadas.
Entre as pessoas que ocupam o abrigo, uma aguarda um Benefício de Prestação Continuada; outra fará uma cirurgia de hérnia, a terceira, que sofreu um acidente no Maranhão, veio para Marabá em busca de seguro DPVAT, devido dificuldades na cidade de origem e a quarta pessoa é estrangeira e aguarda trâmites legais sobre a situação no Brasil.
Fonte: PMM
Texto: João Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário