sexta-feira, 19 de abril de 2019

Rapidinhas do esporte nacional e internacional

Em defesa do VAR
Apesar das primeiras experiências na Copa do Brasil de 2018, foi só agora nos estaduais que se colocou uma lupa sobre a utilização do árbitro de vídeo por aqui. E os problemas na aplicação da tecnologia a partir das fases de mata-mata fizeram nascer uma velada campanha para boicotar a inovação. É compreensível contestar a demora para a análise dos lances duvidosos e até o próprio uso em alguns casos, mas é inconcebível concluir que vale mais ter o gol ilegal do que perder a emoção momentânea. A Copa do Mundo na Rússia e a atual Liga dos Campeões já provaram a evolução. Checagens em menos de um minuto, decisões rápidas, evitando ao máximo atrapalhar a fluidez do jogo. No Brasil, onde o nível da arbitragem é historicamente risível, a fase de adaptação deve ser mais demorada, mas isso não significa abortar o VAR logo após sua oficialização. Após diversos testes, a hora agora é de aperfeiçoar as práticas no Brasileirão, que contará com o árbitro de vídeo em todas as 380 partidas. É preferível ter uma empolgação interrompida pro causa do VAR, que é ainda maior cruel para o torcedor no estádio, a passar uma semana vendo uma discussão inócua sobre um erro grosseiro nos programas esportivos. Se existe um recurso capaz de reparar injustiças claras, não faz mais sentido se agarrar ao retrocesso. O VAR é um caminho sem volta. O futebol também tem o direito de evoluir como esporte.
Não se engane
São 417 minutos sem marcar um gol. Duas derrotas e um empate nos últimos três jogos. Definitivamente, o momento de Fábio Carille à frente do Corinthians não é bom. Mas, no domingo, há mais uma final pela frente, e o mérito de estar lá é justamente do elenco comandado pelo treinador. Do outro lado, o São Paulo, um adversário que passou todo o Campeonato Paulista desacreditado, quase não se classificou à fase do mata-mata, mas, regido pelos jovens no time, surpreendeu e chegou à decisãoeliminando o poderoso Palmeiras. Só que o Tricolor também vive crise ofensiva - não marca há três jogos - e sofre com desfalques cruciais, como Pablo e Liziero. Não se tratam, então, de times em momentos tão distintos assim. Cada um busca superar suas limitações em busca de um esquema tático ideal e que aponte o caminho para o restante da temporada. Entretanto, além de decidir em casa, o treinador do Timão tem outro trunfo: seu próprio pragmatismo. Foi desta forma que superou as três primeiras fases da Copa do Brasil e o confronto contra o Racing pela Sul-Americana. Muitas vezes atuando mal, na corda-bamba entre a vaga e a eliminação. Com torcida única em Itaquera, o Corinthians deve abusar das bolas aéreas, com a defesa plantada e Clayson buscando abrir espaços pela ponta. Covardia? Não se engane: Carille conhece o caminho das taças.
O Ajax é um presente
Por André Kfouri - Em tempos de exageros cometidos com frequência assustadora, termos como “épico” e “histórico” são associados a eventos que não os merecem. Mas a classificação do Ajax para as semifinais da Liga dos Campeões é uma dessas ocasiões que precisam ser descritas de forma a reservá-las um lugar especial. O jovem time holandês, constituído por futuras estrelas e inspirado pelo espírito que o diferencia, pratica o futebol mais atraente do principal torneio de clubes do mundo. A vitória de virada sobre a Juventus, em Turim, foi uma demonstração autêntica do tipo de jogo que o Ajax representa, numa noite em que o resultado deveria ter sido ainda mais favorável do que 2 x 1. Este Ajax é a versão mais atualizada do que se chama de “futebol cruyffiano”, ou seja, alicerçado nas ideias da figura mais influente no jogo nas últimas décadas e nas adaptações necessárias para acomodar, nesta visão, futebolistas que as interpretem de acordo com o que aprendem e sentem. Independentemente de formatos, o Ajax que eliminou o Real Madrid e a Juventus da Liga dos Campeões guarda íntimos valores do futebol proposto nos momentos mais gloriosos do clube: a posse, o passe, o refinamento técnico, o sentido coletivo, o caráter ofensivo inegociável e, sobretudo, a coragem. Leia o texto na íntegra no blog do André Kfouri
Liga Europa. Com uma grande atuação de Pedro [foto], autor de dois gols, o Chelsea está na semifinal do torneio. Os Blues bateram o Slavia Praga por 4 a 3 e agora enfrentam o Eintracht Frankfurt, que eliminou o Benfica com vitória por 2 a 0, na Alemanha. O Arsenal derrotou o Napoli por 1 a 0, fora de casa, e terá pela frente o Valencia, que superou o Villarreal por 2 a 0. 
Copa do Brasil. Na Arena Fonte Nova, o Bahia venceu o Londrina por 4 a 0 na partida de ida válida pela quarta fase da Copa do Brasil. No domingo, às 16h, o Tricolor encara o Bahia de Feira, em casa, pela final do Campeonato Baiano - empate por 1 a 1 no primeiro jogo.
Santos. O clube soltou nota de repúdio após o vazamento de áudio que mostra o conselheiro Adilson Durante Filho tecendo comentários racistas. Entre outras afirmações, Adilson, que também é Secretário de Turismo de Santos, disse que o pardoé "uma mistura de uma raça que não tem caráter".
São Paulo. Pelo Instagram, o atacante Pablo informou que passa bem após a cirurgia para a retirada de um cisto na região lombar de sua coluna. O jogador do Tricolor deve ficar fora de combate por, no mínimo, seis semanas. 
Neymar. Sem entrar em campo desde o dia 23 de janeiro, o atacante brasileiro pode ser relacionado para o jogo do PSG contra o Monaco, no domingo, que pode garantir o título francês ao clube de Paris.
Governo. O General Décio dos Santos Brasil é o novo titular da Secretaria Especial do Esporte. Ele substitui o General Marco Aurélio Costa Vieira, demitido pelo presidente Jair Bolsonaro após 107 dias à frente da pasta. 
"Tá sem óculos? Tá jogando videogame? Fora!" 


Danielle Favatto, filha de Romário, usou seu perfil no Instagram para criticar o técnico Alberto Valentim após a derrota do Vasco para o Santos. 

Real Madrid. Eden Hazard, do Chelsea, será comandado por Zidane. Segundo o 'Marca', a assinatura do contrato com o meia belga vai acontecer os próximos dias. Para a próxima temporada, os merengues já contam com os brasileiros Éder Militão e Rodrygo.
Juventus. A eliminação nas quartas de final da Liga dos Campeões atrapalhou os planos de Cristiano Ronaldo na Juventus. De acordo com o jornal italiano "La Repubblica", a próxima temporada pode ser a última do português no clube, mesmo tendocontrato até 2022.
Filipe Luis. Perto do fim do contrato com o Atlético de Madrid, o lateral-esquerdo tem o futuro em aberto. O jogador chegou a ser especulado no Flamengo e, segundo o jornal "Bild", recusou proposta do Borussia Dortmund.
500

Botafogo x Palmeiras, no dia 25 de maio, pela 6ª rodada do Brasileirão, foi transferido do Nilton Santos para o estádio Mané Garrincha, em Brasília. O Alvinegro receberá R$ 500 mil pela venda do mando de campo.


Fonte: LanceNet 

Nenhum comentário:

Postar um comentário