Uma em cada 650 crianças que nascem no Brasil pode apresentar a fissura labiopalatal, mais conhecida como lábio leporino, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A fissura labiopalatal é uma abertura no lábio ou no palato (céu da boca) gerado a partir do desenvolvimento incompleto do lábio e/ou do palato. Ela se desenvolve enquanto o bebê está se formando ainda no útero da mãe.
De acordo com o Ministério da Saúde, as fissuras labiopalatais podem surgir por influência genética, mas também há relação com a diabetes na gestação, o fumo, o álcool, a hipertensão arterial entre outros fatores.
Em Marabá, há 18 anos o Instituto Sorriso Legal realiza gratuitamente cirurgias de correção de fissura lábiopalatina e outras más formações de face. Segundo a presidente do instituto, Ana Paula Guedes, ao longo desses 18 anos mais de oito mil cirurgias foram realizadas.
O presidente do Centro de Pesquisa e Estudos Defeitos da Face de São Paulo, o cirurgião plástico Marcelo Vacarri Mazetti, há dois anos realiza as cirurgias em parceria com o “Instituto Sorriso Legal”. Ele explica que a fissura labiopalatina é a má formação de face mais comum que atinge o ser humano e ela tem uma causa multifatorial.
CORREÇÃO
Além de crianças, jovens e adultos também tem a possibilidade de fazer o tratamento no local. Quem tiver interesse pode ir à sede do Instituto Sorriso Legal, localizada na rodovia Transamazônica, à altura da Folha 33, na Nova Marabá ou entrar em contato, através dos telefones (94) 99257-3908 ou 991616862.
(Alessandra Gonçalves)
Nenhum comentário:
Postar um comentário