O nível do rio Tocantins atingiu a marca de 10,55 metros acima do normal, nesta terça-feira (9). Com isso, mais de 200 famílias já estão sendo afetadas pela cheia em Marabá.
Nas últimas 36 horas o nível do rio Tocantins subiu, em média, 15 centímetros por dia. Até o momento são 201 famílias atingidas, sendo 156 desalojadas e 45 se encontram em abrigos.
Na Rua João Salame, no Bairro Santa Rosa, na Marabá Pioneira, a água inundou todas as casas. O campinho que é usado para a prática do futebol está tomado pelas águas do rio.
O ajudante de pedreiro Raimundo Gomes da Costa mora às proximidades do campo e se mudou para um abrigo improvisado no muro da unidade de saúde do bairro Santa Rosa. “A gente já é costumado a se mudar quando o rio enche” disse.
De acordo com Jairo Milhomem, coordenador da Defesa Civil de Marabá, o trabalho de atendimento às famílias está acontecendo desde quando a cota do rio Tocantins atingiu os 10 metros na régua fluviométrica, chegando ao nível de alerta.
Estão em operação sete caminhões atendendo as famílias, sendo quatro da prefeitura, dois do Exército Brasileiro e um do Corpo de Bombeiros. Equipes estão transportando os móveis das residências e outras estão em campo fazendo levantamentos. Somente nesta segunda-feira (08) foram realizadas 40 mudanças.
(Alessandra Gonçalves/ Com informações da PMM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário